01 – Exercícios físicos regulares e atividades mentais nos ajudam a tirar o foco excessivo das emoções negativas.
02- Fazer o que nos faz bem!
Desfrutar de uma boa alimentação, leituras, músicas de qualidade e sempre buscar a cia de pessoas queridas. Isso nos alimenta e nos dá força psíquica.
03 – Mudar a rotina nos ajuda na concentração, e evita o tédio.
Mudar o caminho que fazemos todos os dias por exemplo, ou aprender algo novo, pode ser bem estimulante.
04 – Reserve alguns minutos do dia (comece com 5 min) para recordar dos momentos felizes, pode também anotar num caderno as coisas boas e felizes que aconteceram – releia de vez em quando, isso tem efeito positivo e terapêutico!
05 – Muitos de nós desejamos alcançar a dita “felicidade” completa, mas desenvolvemos pouco tolerâncias as frustrações. Tentar ou fazer de tudo para estar alegre ou feliz o tempo todo, pode ser muito insatisfatório. Experimentar emoções desagradáveis e descobrir que as suportamos é mentalmente saudável.
06 – Ligue para amigos que não vê há algum tempo, convide-os para um passeio, um bate papo, um café.
Ter uma vida social ativa é eficaz para diminuir sintomas de depressão e ansiedade e também lidar com as preocupações cotidianas!
07 – Sorrir! Sim, sorrir, pesquisas mostram que sorrir ajuda reequilibrar nosso sistema autônomo nervoso, ajuda a diminuir o estresse e aumenta o fluxo sanguíneo estimulando neurotransmissores favoráveis, na Medicina Tradicional Chinesa sorrir ajuda a equilibrar os meridianos fígado e estômago.
08 – A Gratidão.. seja grato!
Fazer da gratidão um Hábito sem se prender a nenhum vínculo religioso, simplesmente reconheçer que tem ou teve recursos, experiências, que facilita a vida;
agradeça todos os dias por pelo menos três (3) coisas.
Essa atitude faz com que observemos e desfrutemos melhor daquilo que já possuímos !
Arte, foto e texto: David Ved Prakash